Inspeção Termográfica

Evite colocar a sua edificação em risco. Analise a saúde da sua instalação elétrica e mantenha-a sempre em dia!

Tudo isso é possível através da Inspeção Termográfica, ou Termografia, que consiste no
estudo de imagens térmicas – os Termogramas – obtidas com a utilização de
equipamentos específicos, através de uma verificação não destrutiva e sem contato.

Qual a importância da Termografia
em instalações elétricas?

Evita e previne falhas

Detecta riscos relacionados a sistemas elétricos e falhas mecânicas obtidas através de uma verificação não destrutiva e sem contato.

Garante segurança

Sem interromper a operação de máquinas e equipamentos, possibilitando uma intervenção programada de forma muito mais assertiva.

Termografia

01

O que é Inspeção Termográfica?

A Inspeção Termográfica realizada pela Temon Serviços é executada em Sistemas Elétricos, Mecânicos e de Processos, com a emissão de laudo técnico, indicando as distorções operacionais e suas respectivas ações corretivas, colaborados com os respectivos termogramas – registros fotográficos dos pontos de calor excessivo.

Possuímos uma equipe qualificada para a realização da inspeção termográfica e seus demais serviços. Por se tratar de uma atividade regulada pela Norma ABNT NBR 15572
:2013 (Ensaios não destrutivos — Termografia — Guia para inspeção de equipamentos elétricos e mecânicos), a sua realização com uma equipe profissional é de extrema
importância.

02

E a Termografia?

A termografia consiste no estudo de imagens térmicas – os Termogramas – obtidas com a
utilização de equipamentos específicos, através de uma verificação não destrutiva e sem
contato.

03

Afinal, porque é necessário realizar a Termografia em Instalações Elétricas?

A inspeção termográfica em instalações elétricas tem sido uma importante ferramenta de manutenção na detecção de possíveis anomalias que podem ocasionar falha em equipamentos se não tratadas adequadamente.

A sua importância para a realização de uma Manutenção Preditiva é grande, pois detecta riscos relacionados a sistemas elétricos e falhas mecânicas sem a necessidade de desligamento de máquinas e equipamentos, possibilitando uma intervenção programada sem que haja falha do equipamento e de forma muito mais assertiva.

04

Nós queremos te ajudar!

Para realizar a sua Inspeção Termográfica, a nossa equipe irá realizar um levantamento da quantidade de equipamentos que serão inspecionados. Com isso, podemos dimensionar o tempo e número de pessoas necessários para a realização da atividade.

Todo trabalho é realizado de acordo com a norma:

  • ABNT NBR 16818 – Termografia – (Procedimento para aplicações do método da termografia infravermelha. Esta Norma estabelece diretrizes contendo as informações mínimas para a elaboração de procedimento escrito para aplicações do método de termografia infravermelha)

A inspeção deve ser realizada em horário comercial ou em que haja consumo normal no empreendimento, para que apresente resultados válidos para a realidade da operação. Os métodos de análise utilizados são o Qualitativo e Quantitativo.
Depois da realização da inspeção, um relatório é emitido pela nossa equipe, com todas imagens termográficas, análises, observações, além do registro de ART junto ao CREA.

Quer manter a segurança da sua edificação? Entre em contato conosco agora e faça o seu orçamento!

Veja também:

O que dizem nossos clientes

A equipe Temon é dedicada a prestação de serviço de qualidade. Assim sendo, manifestando nossos melhores agradecimentos pela atenção, profissionalismo, e excelência na execução da Termografia em nosso condomínio.
Lucio Siqueira
Coordenador Técnico - Condomínio Morumbi Corporate Towers
Termografia

Inspeção Termográfica

Temon Serviços

Fale Conosco: +55 11 5562-9433